O dia Nacional da Consciência Negra celebrado no último dia 20 de novembro de 2013, ficou marcado na EEEP Flávio Gomes Granjeiro com a visita de 9 alunos universitários da UNILAB, todos componentes da CPLP( Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e provenientes de Angola, Cabo Verde e Guiné Bissau.
A chegada se deu no dia 19 e os estudantes foram recepcionados pelos professores Lehi Sanders e Natália Lessa. Após o almoço divididos em grupos de três componentes os universitários ministraram palestras nas salas de 1º ano, onde se verificou uma perfeita sintonia com os alunos desta escola, sempre solícitos os universitários africanos expuseram nas palestras temas ligados a História e a Cultura do continente africano.
A noite foi servido um jantar para os universitários da UNILAB, momento no qual ocorreu um congraçamento com professores e núcleo gestor da escola Flávio.
No segundo dia propriamente a data de comemoração nacional do dia da Consciência Negra, logo pela manhã os nossos convidados participaram de um rápido tour de reconhecimento da praia de Lagoinha, nosso nosso principal atrativo turístico conduzidos pelos alunos: Luana, Marciele, Jailson, Michely e Karla Beatriz do 1º ano C Turismo. Retornando a escola foi a vez de ministrar palestras para os alunos das turmas de 3º ano. Após o almoço veio o aguardado momento de culminância do projeto Africa: Riqueza e Resistência. Os alunos com muito esmero prepararam e apresentaram números de dança, paródia, músicas, peças teatrais e desfile de trajes típicos que retrataram as raízes culturais deixadas como legados por nossos irmãos africanos.
O sucesso do projeto deve-se ao esforço de todos em especial aos idealizadores e responsáveis por conduzir o evento os professores: Aliny Cristina, Natália Lessa, Diego júlio, Inaldo César, Maria Dayane, Francilma Mendes e Lehi Sanders.
Nenhum comentário:
Postar um comentário